Analise a concorrência
Além disso, pode ser interessante realizar uma análise competitiva. Que palavras eles usam? Que termos são usados em toda a indústria? Existem conceitos comuns entre eles? Conhecer seus concorrentes o ajudará a entender o setor. Mas é preciso ter cuidado mencionado de se parecer muito com seus concorrentes.
3.- Escolha a sintaxe apropriada para construir o modelo
Depois de compreender sua empresa, setor e concorrentes, é hora de focar nos atributos de sua marca. A nomeação de uma empresa deve levar em consideração aspectos como personalidade ou posicionamento.
Para fazer isso são utilizados alguns
dos modelos de construção sintática mais comuns. O ideal é escolher o mais interessante possível e descartar o resto. Alguns dos modelos mais comuns são:
Descrição: O nome é baseado em uma descrição literal das funções da empresa.
Alerta: Eles se concentram em trazer benefícios diretos aos usuários.
Novas palavras: os nomes são criados a chumbo especial partir de uma combinação de termos existentes.
Evocativo: Começam com a ideia de evocar atributos da marca.
Resumo: Eles não têm nenhum tipo de relacionamento direto. Muitas vezes, chegam a nomes que antes não existiam.
4.- Crie uma lista de conceitos
É hora de começar a trabalhar. Uma opção é realizar uma sessão de brainstorming. Para atingir este objetivo, é importante que todos os participantes expressem livremente as suas opiniões. e evite a filtragem inicial. Portanto, escrevê-los na parede com post-its é uma solução que geralmente funciona.
Nesta etapa todas as ocorrências
do nome devem ser anotadas. Na verdade, alguns dos melhores processos afirmam que você deve permitir um período de tempo razoável para que todos os nomes apareçam. Se você optar por uma parede e post-its, uma ideia é permitir a adição de nomes para uma semana inteira.
Portanto, são apresentados todos os conceitos possíveis de explorar. As ideias são respeitadas desde que não sejam filtradas e não indiquem se algo é bom ou ruim. Quanto mais palavras aparecerem, melhor. Obviamente, o pré-requisito é que estejam relacionados com o método construtivo escolhido e com os departamentos e funções da empresa.
5.- Misturando conceitos que já surgiram
Palavras combinadas
Alguns dias se passaram e era
hora de começar a trabalhar nos conceitos que surgiram. Nesta fase da estratégia de nomenclatura, queremos eliminar termos que não correspondam ao que você procura. Além disso, é divertido começar a cruzar conceitos. Para fazer isso, você tem duas opções:
Junte aleatoriamente alguns termos em outros termos.
Crie listas de conceitos semelhantes e conecte os termos de uma lista à outra. Para isso, você pode utilizar uma ferramenta como Mergewords, que fornece combinações automáticas baseadas em 3 listas.
6.- Filtre até ter uma dúzia de opções
Depois de identificar palavras suficientes e possíveis associações entre elas, você poderá reduzir os conceitos a um número administrável. Para fazer isso, você deve começar a enfrentar as seguintes questões:
7.- Estude bem esta lista de palavras
Com esta pequena sequência de palavras vem o um dos factores que marca o trabalho mais intenso e qualitativo. Para fazer isso, você poderia tentar criar uma tabela que avalie os aspectos acima e outros, por exemplo.
Você é criativo?
Relevante?
Posso me registrar?
Você tem alguma associação negativa? E a internacionalização?
Melhorou os atributos da empresa?
No final, esse processo deve levar você a 3 nomes possíveis para sua marca. Aqueles que apresentam melhor desempenho nesta estratégia de nomenclatura.
8.- Experimente 3 finalistas
Você deve usá-los em seu ambiente para teste. Se puder, pergunte aos clientes em potencial o que eles pensam. Muitas vezes, não percebemos coisas que seriam óbvias para alguém que não está envolvido no processo. Portanto, é interessante propor uma pesquisa que avalie cada proposta.
Além disso, nas etapas finais, você deve colocá-lo banco de dados de telefone em prática enquanto sua marca está em ordem. Como funciona no Twitter ou Facebook? Isso conecta você a uma imagem que o ajuda a ganhar notoriedade? Com o que alguém que nunca ouviu falar disso se identificaria?
Somente por meio desse processo você poderá obter um nome adequado à sua empresa. Uma estratégia de nomenclatura garantirá que você tenha pelo menos considerado todos os fatores que influenciam seu uso.
Deixe uma resposta
Seu endereço de e-mail não será publicado.